Decolou exatamente às 14h07 de Brasília (10h07 na hora do Pacífico), o maior avião da família Boeing 737 já construído: o MAX 10 ou 737-10. O primeiro protótipo está registrado sob a matrícula N27751 e decolou do aeroporto de Renton, onde fica uma das plantas da Boeing, com destino a Moses Lake.
O jato em questão saiu da linha de produção no ano passado e, desde então, esteve envolvido numa grande bateria de testes de solo, precedentes a esse primeiro voo. No momento em que essa matéria era escrita, o jato ainda estava em voo, sendo possível acompanhar no RadarBox.
O 737 MAX 10 é a maior aeronave da família MAX. Ele é equipado com os mais recentes motores CFM International LEAP-1B, conta com “winglets” de tecnologia avançada e um novo sistema de trem de pouso. Por dentro, será equipado com o Boeing Sky Interior e outros recursos projetados para oferecer a melhor experiência de voo possível.
Com 43,8 metros de comprimento, o MAX 10 é pouco mais de quatro metros maior do que o MAX 8, que tem 39,52 metros. Todas as aeronaves da família MAX têm a mesma envergadura – 35,56 metros.
Sua capacidade é a maior da família, para até 230 passageiros, dependendo da configuração da cabine, embora seu alcance seja o menor dentre os quatro modelos do MAX, podendo voar até 6.110 quilômetros. Em comparação, o MAX 7, que é menor e mais leve, pode voar até 7.130 quilômetros.
A brasileira GOL tem uma encomenda de cerca de 30 aeronaves do modelo, enquanto que a americana United será a maior operadora – por enquanto – com 100 na fila de espera. Os MAX 10 devem começar a chegar para a GOL em 2024.
Um vídeo da primeira decolagem foi postado no Youtube.
Decola pela primeira vez o maior Boeing 737 já construído - AEROIN
Read More
No comments:
Post a Comment