
BRASÍLIA - Em mais uma medida para garantir o fornecimento de energia elétrica neste ano e diminuir o risco de apagões e de racionamento, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) pediu que as usinas geradoras de eletricidade adiem as manutenções programadas para o segundo semestre.
Toda ajuda:Com risco de racionamento, até termelétrica desligada há quatro anos volta a operar
O órgão também disparou mensagens para diversas empresas, que têm garantido a segurança energética do país nos últimos meses, em meio a uma das piores secas nas regiões das hidrelétricas dos últimos 90 anos, solicitando que as atividades de manutenção previstas para os próximos meses sejam adiadas o máximo possível.
O objetivo é garantir que o parque gerador de energia seja capaz de cobrir todo o consumo, principalmente nos meses de outubro e novembro.
A preocupação não é a toa. O nível de água nos reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste — os mais importantes para o sistema elétrico — é o mais baixo para essa época do ano, inclusive, na comparação aos de 2001, quando o país passou por um racionamento de energia.
Racionamento:Falta de chuvas leva cidades de ao menos cinco estados a adotarem restrições ao uso da água
Confira a reportagem exclusiva para assinantes do GLOBO.
Para diminuir o risco de racionamento, ONS quer que usinas do país suspendam paradas de manutenção - Jornal O Globo
Read More
No comments:
Post a Comment