Diante do cenário de alta de juros para combater a inflação, o investidor tem na renda fixa uma nova possibilidade de lucratividade, ainda não como nos períodos de Selic na casa dos dois dígitos, mas já mais interessante que o cenário do ano passado, com os juros a 2% ao ano.
Quais investimento ganham com os juros altos?
Os juros altos favorecem investimentos como os CDBs (Certificados de Depósito Bancário), em que o investidor empresta dinheiro para uma instituição financeira ou empresa, e em troca recebe juros sobre o que investiu.
"A gente está muito acostumada com a dinâmica de pedir empréstimo no banco, mas você pode também emprestar dinheiro para o banco. Essa instituição devolve o montante aportado mais os juros estabelecidos entre as duas partes", afirma Betina.
A taxa de juros também é aplicada nas LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) e nas LCIs (Letras de Crédito Imobiliário), que, assim como o CDB, serve para o investidor financiar o setor privado, mas, desta vez, focado em setores específicos.
As taxas que incidem sobre esses investimentos podem ser pós-fixadas ou prefixadas. "A vantagem principal é a isenção de imposto", afirma Betina, que esteve no Guia do Investidor UOL.
Ainda como forma de financiar o setor imobiliário e o agronegócio, o investidor pode comprar CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários) ou CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio). Essas modalidades são um pouco diferentes das LCIs e LCAs porque é um dinheiro que o investidor empresta para o banco para que a instituição financeira energize suas linhas de crédito específicas para esses setores.
O Tesouro Direto também é beneficiado pelos juros. Assim como outras opções, ele tem as versões de taxas prefixadas ou pós-fixadas. É preciso lembrar que os investimentos prefixados vão respeitar a taxa de juros que foi acordada na hora do fechamento do contrato. Já as opções pós-fixadas vão acompanhar algum indicador, que pode ser a inflação (Tesouro IPCA) ou os próprios juros (Tesouro Selic).
Recorrer a uma ou outra opção vai depender muito do objetivo de cada um.
"Se a pessoa é mais conservadora, é mais interessante ter pós-fixado, que tem a possibilidade de andar junto com os juros", afirma Betina. Dessa maneira, o investidor não ganha muito dinheiro em comparação a outros investimentos mais arriscados, mas também não vê o investimento derreter diante do aumento da inflação acima dos juros.
Como usar os juros para ganhar dinheiro com investimento conservador? - UOL
Read More
No comments:
Post a Comment