RIO - Na mais grave crise hídrica dos últimos 91 anos, os reservatórios das hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste, que respondem por mais da metade do potencial de geração de energia do país, receberam mais chuva que o esperado em outubro.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o nível dos reservatórios dessas duas regiões chegou a 18,2%, maior que os 12,8% e 17,8% previstos anteriormente. Foi ainda 1,5 ponto percentual maior que obtido em setembro.
Gasolina nas alturas:Bolsonaro diz que Petrobras planeja novo reajuste de combustíveis em 20 dias; Estatal diz que ainda não decidiu
Especialistas já esperavam um aumento no regime de chuvas ao longo do mês de outubro. Mas será preciso esperar ainda o volume de chuvas em novembro e dezembro, meses considerados críticos por esses especialistas.
Destaque para o reservatório da Usina de Marimbondo, que em setembro registrava 8,07% e chegou em outubro a 14,79%.
Entenda:Em 6 pontos por que a conta de luz ficará mais cara até 2025
É aumento de 83,27%. O reservatório da Usina Barra Grande também apresentou melhora, saindo de 43,74% em setembro deste ano para 61,72% no mês de outubro, crescimento de 41,11% no último mês.
Segundo a programação mensal do ONS, em novembro a recuperação do nivel dos reservatórios pode continuar.
Não é só falta de chuva: Entenda em oito pontos como o Brasil está, de novo, à beira de um racionamento
No Sudeste e Centro-Oeste, a perspectiva é que o volume de chuvas fique 106% da média histórica. Assim, o nível dos reservatórios deve fechar o mês em 18,7% da capacidade.
No Sul, o nível alcançou 52% no fim de outubro, um avanço de 23,4 pontos percentuais ante o mês anterior. Foi também maior que a previsão do ONS, que previa 49,8%. Mas para novembro a projeção é de que afluências continuem abaixo da média, diz o ONS.
Bandeira tarifária: Volta a 'bandeira normal', citada por Bolsonaro, pode triplicar reajuste para 2022
O boletim aponta ainda que os reservatórios do Sul chegarão ao fim do mês de novembro atingindo 45,6% de sua capacidade. Norte e Nordeste tiveram recuo em suas usinas em outubro, com o menor volume de chuvas. Para novembro, a perspectiva de menos chuva no Nordeste.
Reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste recebem mais chuvas que o esperado em outubro, diz ONS - O Globo
Read More
No comments:
Post a Comment