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Saturday, December 25, 2021

Benedito Rosa: 2022 será um ano melhor para a pecuária leiteira - Canal Rural

DEMANDA MAIOR

Segundo avaliação do comentarista do Canal Rural, a melhora da economia deve impulsionar uma demanda maior pelo leite

Criado em 24/12/2021 ÀS 10h43 Por Canal Rural - Atualizado em 25/12/2021 ÀS 19h01

O ano de 2021 não foi bom para a cadeia do leite. Apesar de preços mais elevados ao produtor, a disparada no preço do milho impactou de maneira significativa o custo. Além disso, incertezas na economia e na demanda do produto fizeram que o ano fosse negativo para a indústria e varejo, além dos produtores, como avalia o comentarista Benedito Rosa.

“Os pequenos e médios produtores são os que sofrem mais. Ao seguir as regras de mercado, eles são pior remunerados. Vimos os pequenos produtores abandonarem a atividade e isso e pode continuar ocorrendo em 2022, pois o governo deixa a economia de mercado fluir e os mais competitivos se destacam”, diz.

No entanto, para Benedito Rosa, apenas de algumas dificuldades a serem enfrentadas, 2022 pode ser um ano melhor para os produtores de leite do país.

“A demanda por leite deve melhorar em função de retomada da economia que se observa já no final deste ano. A produção vai encontrar um mercado que vai absorver mais o produto, portanto acredito que será um ano melhor”, avalia o comentarista.

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Nubank lança novo cartão de crédito para seus clientes - Edital Concursos Brasil

O Nubank lançou um novo cartão de crédito com a bandeira Mastercard Black, ele se chama Nubank Ultravioleta e tem status premium. As vantagens que mais se destacam nesse cartão são: o cashback de 1% de forma instantânea nas compras e o rendimento no CDI de 200%.

Leia mais: Novo ou seminovo: Saiba qual o melhor sedan comprar no Brasil

O Nubank Ultravioleta só oferece a isenção de mensalidade para os clientes que tenham a partir de R$ 150 mil investidos na conta ou no Nu Investe ou para os clientes que possuam gastos a partir de R$ 5 mil por mês. Outros clientes pagam, o valor de R$ 49.



O cartão que possui um design diferenciado feito em metal na cor roxa escura, também vem com menos informações, somente o nome do cliente, as demais informações podem ser conferidas por meio do aplicativo, outra novidade é que o cartão possuiu uma mensagem secreta para seu cliente que só pode ser visualizada quando é exposta em luz ultravioleta.

Confira outras vantagens que o cartão possui:

  • Abre um leque de opções para investimentos em fundos exclusivos e permite, resgatar o valor do dinheiro ou trocar por milhas sem limite no valor das transferências;
  • Dispõe de acesso a todos os benefícios do Mastercard Black, tais como uso de sala Vip em aeroportos, acesso a sinal Wi-Fi em qualquer aeroporto, seguro especial de viagens, proteção maior nas compras, seguro para bagagens, entre outras vantagens.

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Como a Itapemirim, em recuperação judicial, criou uma empresa aérea? - UOL Economia

Como uma companhia em recuperação judicial, como a Itapemirim, conseguiu criar uma empresa aérea? Essa é uma operação polêmica desde o anúncio feito pelo dono do grupo, Sidnei Piva de Jesus, em fevereiro de 2020. À época, ele anunciou um aporte de US$ 500 milhões na nova empresa por meio de um fundo governamental dos Emirados Árabes Unidos.

O dinheiro não chegou, mas ainda assim, a empresa decolou. Na sexta-feira (17) ela parou de voar após uma série de supostas irregularidades, como atrasos de salários e a falta de pagamento a prestadores de serviço e fornecedores.

Em nota, a companhia alega que estava negociando individualmente com cada um de seus credores. Quanto ao atraso nos pagamentos de funcionários, a Itapemirim diz que passou por uma dificuldade pontual, o que fez com que metade de cada salário fosse pago no começo do mês de dezembro e o restante teve de ser parcelado.

Qual foi o caminho da empresa, desde a sua recuperação judicial até a suspensão de suas atividades? O que levou à paralisação dos voos?

Dívidas e venda

Empresas do grupo Itapemirim apresentavam problemas financeiros que culminaram em um pedido de recuperação judicial no ano de 2016. A empresa havia sido fundada em 1953 por Camilo Cola, um ex-combatente do Brasil na Segunda Guerra Mundial, mas, na década passada, começou a enfrentar sérios problemas financeiros, que resultaram no pedido de ajuda.

Em 2016, as empresas do grupo Itapemirim foram vendidas para os empresários Camila de Souza Valdivia e Sidnei Piva de Jesus pelo valor simbólico de R$ 1.

Tentou comprar a Passaredo antes

Em 2017, a Itapemirim anunciou a compra da companhia aérea Passaredo, que passava por um processo de recuperação havia anos. Em agosto daquele ano, porém, a Justiça decretou o fim da recuperação judicial da Passaredo, e a empresa voltou atrás na negociação com a Itapemirim.

Segundo a Passaredo, a Itapemirim descumpriu condições estabelecidas em contrato, o que teria feito com que o negócio não prosperasse.

Em um processo judicial de 2018, ao qual o UOL teve acesso, os novos donos da Itapemirim relatam terem desembolsado US$ 1,5 milhão (R$ 8,6 milhões no câmbio atual) como sinal para trazer aviões da canadense Bombardier ao Brasil para operar pela empresa.

As negociações, entretanto, não progrediram, a Itapemirim desistiu da compra, e a empresa só viria a voar de fato três anos depois.

Autorização da Justiça permitiu criar aérea

A Itapemirim Transportes Aéreos foi criada com a formação da sociedade entre a Viação Itapemirim (em recuperação judicial) e o empresário Sidnei Piva.

Em meio à preocupação relativa à recuperação judicial, em 2020, credores questionaram a decisão do dono do grupo em criar uma empresa aérea.

À época, uma decisão da Justiça paulista garantiu à empresa que seu braço aéreo fosse fundado. Segundo o juiz responsável pelo caso, a empresa tinha liberdade para conduzir seus negócios, desde que respeitasse o plano votado pelos credores, o que a empresa sempre afirmou que vinha fazendo.

Até setembro de 2021, foram aproximadamente R$ 41 milhões investidos pelo grupo nas duas empresas, montante praticamente suficiente para quitar as dívidas trabalhistas de todo o grupo, que estão em torno de R$ 41,5 milhões.

Pedido para sair da recuperação judicial

Em maio de 2021, após mais de cinco anos do início da recuperação judicial, o grupo Itapemirim protocolou um pedido para que o processo fosse encerrado. A ação ainda não foi julgada, e não há prazo para que isso ocorra.

Para conseguir sair da recuperação judicial, uma empresa tem de provar que vem cumprindo o plano aprovado pelos credores.

Embora a Itapemirim sempre tenha alegado o correto cumprimento desses deveres, relatórios da administradora judicial, a EXM Partners, aos quais o UOL teve acesso, apontam que o grupo não tem sido transparente quanto ao seu caixa.

Em diversos momentos, a empresa responsável por acompanhar a saúde financeira do grupo se queixou ao Judiciário sobre a falta de transparência do grupo e o não envio de documentos.

A Itapemirim diz que vem cumprindo na íntegra com todos os deveres estabelecidos na recuperação judicial. Quanto aos questionamentos relativos à empresa aérea, o grupo alega sigilo de mercado para não detalhar os investimentos e contratos realizados.

Capital social baixo

A Itapemirim Transportes Aéreos nasceu com um capital social registrado no valor de R$ 380 mil, sendo R$ 379 mil oriundos da Viação Itapemirim e R$ 1.000 vindos de Sidnei Piva de Jesus.

Segundo fontes ligadas ao setor ouvidas pelo UOL, esse é um valor muito baixo para uma operação inicial tão grande. A Azul, que foi fundada em 2008, tinha começado suas operações com menos rotas e um capital social inicial de cerca de US$ 250 milhões (R$ 1,4 bilhão no câmbio atual).

Antes de sua estreia, a Itapemirim anunciou que tinha planos para chegar a 35 destinos e ter 50 aviões até junho de 2022. Desse total, pretendia ter 20 aviões em sua frota até o fim de 2021, expectativa que foi reduzida para dez aeronaves. Hoje, apenas sete foram incorporadas à empresa.

Questionada sobre esse valor, a empresa não respondeu ao pedido de resposta da reportagem.

Outorga questionada

Em junho, dias antes de a empresa começar a voar, foi realizada uma audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados para debater o procedimento de obtenção das autorizações de uma empresa aérea no Brasil.

A reunião contou com a presença de representantes da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Infraero, da Itapemirim e dos credores do grupo.

À época, o diretor da Anac Sérgio Leitão disse que a agência se restringe a verificar a regularidade fiscal da empresa que está pleiteando a outorga para explorar os serviços aéreos, e que no caso da Itapemirim, esse procedimento durou um ano e foi bem criterioso.

Leitão ainda afirmou que o juiz do processo de recuperação judicial da empresa chegou a ser consultado para averiguar se haveria algum problema em conceder a autorização à companhia.

Mais recentemente, no começo de dezembro, a comissão se reuniu novamente onde foi debatida a saúde financeira diante das diversas denúncias de irregularidades do grupo.

Nas duas reuniões, que ocorreram de maneira aberta para a participação popular, funcionários do grupo questionavam o uso de recursos que poderiam ser destinados para quitar os credores na criação da companhia aérea.

Em ambas as situações, a empresa alegou estar agindo dentro da lei e que não há irregularidades com a concessão.

Na resolução 377 da Anac, que determina como é concedida a outorga às empresas aéreas, está definido de maneira abrangente que a "empresa deverá comprovar sua regularidade fiscal, previdenciária e trabalhista".

Já em outra regulamentação da própria agência, é exigido que o operador demonstre ter capital suficiente para fazer frente aos custos de sua operação.

Fontes ouvidas pelo UOL fazem a ressalva de que a Itapemirim Transportes Aéreos é uma empresa nova, criada em 2020, e que, por isso, não haveria problemas quanto à sua regularidade.

Com isso, as questões trabalhista, financeira e fiscal não seriam um empecilho, já que a empresa aérea não teria nada que indicasse alguma irregularidade, a despeito da recuperação judicial de sua dona.

Somado a isso, a afirmação feita pelo juiz do processo de que a empresa tem liberdade na condução dos seus negócios com o objetivo de sair da recuperação judicial também pode ter influenciado a concessão da outorga, segundo fontes ouvidas pela reportagem.

Anac

Questionada pela reportagem se não houve alguma falha em permitir uma empresa sem capital aparentemente suficiente, a Anac afirmou que sua análise é estritamente técnica e segue padrões internacionais.

Segundo a agência, exigir capital social mínimo para a criação de uma companhia do tipo seria "criar uma barreira artificial à entrada de empresas que teriam condições de se constituírem tecnicamente com um dispêndio de recursos financeiros menor, sem a devida garantia de que o capital será utilizado em benefício da empresa".

Além disso, continua a Anac, o dinheiro investido na empresa não significa que ele seria investido necessariamente para cumprir os voos ofertados.

Sobre a Itapemirim, a Anac diz que enviou ofícios ao administrador judicial, ao Ministério Público Estadual e à Justiça, solicitando informações sobre o processo de recuperação judicial do Grupo Itapemirim ou outro fator que pudesse impactar na operação da nova companhia.

Questionada se teria de acompanhar a saúde financeira dos sócios da nova empresa, a Anac informou que essa questão extrapola a própria empresa que está pleiteando a autorização para voar, além de não haver previsão legal.

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Exportação de vinhos nacionais salta 62%; dentro do país, rosé vira moda - UOL Economia

As exportações de vinhos e espumantes nacionais deram um salto neste ano em relação a 2020. Entre janeiro e setembro de 2021, o país vendeu 690,4 mil caixas de nove litros de vinhos e espumantes, o que representa aumento de 62% em relação ao mesmo período do ano passado. No mercado interno, vinhos e espumantes rosé viraram queridinhos do consumidor.

Os dados são da Ideal Consulting, uma empresa de auditoria de importação e inteligência de mercado, e foram divulgados pelo Consevitis-RS (Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Rio Grande do Sul).

A vinícola Salton, por exemplo, atingiu a meta de exportação já em novembro. O objetivo da empresa era vender R$ 14 milhões em produtos para o exterior. Em novembro, as vendas para fora já somavam R$ 14,8 milhões. A expectativa é fechar 2021 com R$ 16,5 milhões exportados, aumento de 50% na comparação com 2020.

Segundo Maurício Salton, presidente da vinícola, o bom resultado pode ser atribuído ao câmbio favorável e ao "reconhecimento da qualidade do produto brasileiro". "O espumante brasileiro está se consolidando lá fora, com reconhecimento de qualidade", diz.

Ele também afirma que a cotação alta do dólar ajudou. As exportações são favorecidas quando o dólar sobe porque o importador compra mais produtos brasileiros com a mesma quantidade de dólar.

Aumento de consumo interno

As vendas de vinho no mercado interno também cresceram: houve uma alta de 2% entre outubro de 2020 e setembro de 2021, na comparação com o mesmo período de 2019 e 2020. Foram 492,5 milhões de litros comercializados.

Segundo representantes do setor, os números apontam que o aumento no consumo de vinho registrado em 2020 veio para ficar. A OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho) afirma que a alta foi de 18,4% no ano passado.

Rosé está na moda

Os dados da Ideal Consulting não têm o detalhamento por tipo de vinho ou espumante. Mas, segundo as vinícolas, os novos consumidores do mercado interno estão se interessando mais por bebidas rosé.

Oscar Ló, presidente da cooperativa Vinícola Garibaldi, diz que 50% do que ele vende de espumantes já é rosé.

Rafael Conceição, gerente de marketing do Consevitis-RS, afirma que esse tipo de bebida "entrou na moda" por ser "despretensiosa, mais leve e divertida". O novo público, diz Conceição, é "desapegado de técnicas e classificações".

Estamos tentando incentivar as pessoas a trazerem o vinho para outros momentos que não são só os clichês, quando esfria ou em um jantar romântico. Queremos mostrar que o vinho pode estar no cotidiano, em um churrasco, na beira da praia.
Rafael Conceição, do Consevitis-RS

Marcas nacionais mais conhecidas

Alexandre Miolo, diretor comercial da vinícola Miolo, diz que os consumidores que já bebiam vinho passaram a conhecer melhor os rótulos nacionais, o que também impulsionou as vendas.

Mas eu acho que o mais importante foi a entrada de novos consumidores no mercado. Não perdemos isso em 2021 e temos a expectativa de crescer mais.
Alexandre Miolo, da vinícola Miolo

Espumante o ano todo

Oscar Ló, da Garibaldi, diz que, tradicionalmente, os espumantes eram consumidos apenas em eventos festivos.

Mas, no ano passado, mesmo com o cancelamento de eventos, a vinícola vendeu 12% a mais do que em 2019. Para 2021, a previsão é de alta de 30% nas vendas.

A Garibaldi tem 80 itens, entre vinhos, espumantes e sucos. Os espumantes respondem por 40% do faturamento. Os do tipo brut são os mais vendidos (70% do total)..

Falta de garrafas impede crescimento maior

Outra vinícola, a Aurora, também comemorou bons resultados durante a pandemia. Em 2020, o volume comercializado cresceu 26% na comparação com o ano anterior —o que levou a um faturamento R$ 150 milhões mais alto.

Em 2021, segundo Hermínio Ficagna, diretor superintendente da vinícola, os resultados "só não serão melhores" pela falta de um insumo básico: a garrafa.

A Aurora vai deixar de vender e até de crescer porque não tem garrafa. São entre oito e dez milhões de litros de vinhos, sucos e espumantes que não chegarão ao mercado por causa disso.
Hermínio Ficagna, da Aurora

Segundo ele, o cenário deve persistir no ano que vem e até em 2023. Por isso, as empresas estão pensando em alternativas, como comercializar as bebidas em latas.

"No caso do vinho, o que percebemos é que o consumidor ainda não assimilou bem o uso da lata. É algo muito incipiente. Mas estamos com outros projetos em andamento, que ainda não posso detalhar. Não adianta ficar esperando [o fornecimento de garrafas voltar ao normal]", afirma.

Menos em casa, mais nos bares

O mercado ganhou novos adeptos, mas não necessariamente eles vão continuar bebendo em casa.

Em 2020 e 2021, as restrições de circulação causadas pela pandemia impulsionaram as vendas online. Eduardo Souza, co-CEO da Evino diz que, no ano passado, a expansão "foi assustadora".

"Nosso faturamento subiu 62% em 2020. A gente já esperava que em 2021 tivéssemos um crescimento mais leve. Deve ser algo em torno de 4%", afirma.

A alta mais tímida tem relação com a diminuição nas restrições de circulação causadas pela pandemia, já que as pessoas voltaram a frequentar bares e restaurantes.

Por isso, segundo Souza, a tendência é de que 2022 seja um "ano desafiador para o e-commerce".

Para tentar continuar crescendo, a Evino tem investido em novas frentes. Em outubro, a empresa comprou a Grand Cru, que atua como importadora e loja de vinhos.

O e-commerce também passou a vender produtos para harmonizar com os vinhos, como massas secas, queijos e chocolates.

"A gente acredita em mais crescimento, porque o consumo de vinho aumentou e isso vai continuar", diz Souza.

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Friday, December 24, 2021

Às vésperas do Natal, Ômicron faz companhias aéreas cancelarem mais de 200 voos nos EUA - Internacional Estadão

Às vésperas do feriado de Natal, as companhias aéreas United Airlines e Delta Air Lines anunciaram uma série de cancelamentos de voos. Os cancelamentos foram motivados pelo aumento de casos de Ômicron, nova variante do coronavírus, segundo as empreasas aéreas.

De acordo com  ambas empresas, vários funcionários de solo e tripulantes foram contaminados pelo vírus. Sem funcionários suficientes para as operações, cerca de 200 voos foram cancelados, sendo que são 120 cancelamentos da United e 90 da Delta.  

Ambas empresas afirmaram estar trabalhando para contatar passageiros para que não fiquem presos nos aeroportos. “Infelizmente, tivemos que cancelar alguns voos e estamos notificando os clientes afetados com antecedência sobre sua chegada ao aeroporto”, anunciou a United.

Os cancelamentos de voos acontecem em um dos dias mais movimentados da temporada de Natal, em momento em que os Estados Unidos enfrentam uma forte onda de infecções por covid-19, causada pela variante Ômicron que está deixando os hospitais sem leitos.  

A escassez de testes para identificação da covid-19 na época do Natal exacerba ainda mais a crise sanitária do país, já que farmácias não dispõem do material e os kits enviados pelo governo estão escassos.

O presidente Joe Biden, que como candidato criticou seu antecessor Donald Trump por suas falhas neste assunto, prometeu esta semana lançar mais centros de testes e distribuir 500 milhões de kits domésticos a partir de janeiro de 2022.

Em um centro federal de testes recém-inaugurado em Travers Park, em Nova York, as pessoas faziam longas filas enfrentando o frio invernal.

“Estava pensando em me encontrar com minha família, mas acho que posso testar positivo para a covid-19, então não tenho certeza se posso encontra-los”, disse Maria Félix, moradora do Queens, enquanto aguardava pelo resultado do exame.

Funcionários do governo também distribuíram testes aos residentes de Nova York, mas há apenas duas mil unidades reservadas para cada um dos cinco distritos de uma cidade de 8,4 milhões de habitantes, então esses itens continuarão escassos ainda por um tempo.

No entanto, não há indícios de que os atrasos nos testes desanimem os viajantes: a American Airlines, por exemplo, indicou que irá operar 5 mil voos diários entre 19 de dezembro e 1º de janeiro, o que representa 86% de sua capacidade em relação a 2019. “Há uma enorme demanda reprimida por viagens aéreas", disse um porta-voz.

A American Automobile Association estima que 109 milhões de pessoas - um aumento de 34% em relação a 2020 - deverão pegar as estradas, embarcar em aviões ou usar outros meios de transporte em viagens entre 23 de dezembro e 2 de janeiro.

Ômicron supera a delta

Acredita-se que as festas de fim de ano aumentem os casos de covid, já que a variante Ômicron, que sofreu forte mutação, está colocando os hospitais do país e o já esgotados profissionais de saúde em estado de alerta.

A cepa hoje é responsável por mais de 90% de todos os casos em algumas regiões dos Estados Unidos. Embora as primeiras indicações sugiram que sua taxa de casos graves seja menor, é de longe a versão mais infecciosa do vírus vista até o momento, o que significa que a vantagem de ser mais leve pode ser desconsiderada.

De acordo com a organização independente Covid Act Now, o número médio de novos casos a cada sete dias nos Estados Unidos é de 171 mil, quase ultrapassando o pico da delta registrado em setembro passado.

As unidades de terapia intensiva estão operando com mais de 90% da capacidade em muitas partes do país, de acordo com um rastreador oficial.

“Há mais pessoas em hospitais este ano, nesta época do ano, do que no ano passado", disse John Carney, governador do estado natal de Biden, Delaware, em uma coletiva na qual anunciou que todas as cirurgias eletivas serão adiadas.

Na Nova Inglaterra, hospitais em Rhode Island e Massachusetts têm lutado para reter profissionais de saúde. Muitos deles foram embora devido à exaustão, segundo declaração de  Steve Walsh, CEO da Associação de Hospitais e Saúde de Massachusetts, ao Boston.com.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) anunciaram uma nova diretriz para tentar superar a escassez de profissionais de saúde. Agora, é permitido que funcionários assintomáticos com teste positivo para covid retornem ao trabalho após sete dias de isolamento, uma redução em relação aos 10 dias anteriores.

Além disso, eles não precisam ser colocados em quarentena se forem expostos a um caso, desde que estejam vacinados e com uma dose de reforço.

Em Nova York, o prefeito Bill de Blasio anunciou uma redução nas comemorações da véspera de Ano Novo na Times Square. Para participar do evento totalmente ao ar livre, será necessário o uso de máscara e comprovante de vacinação.

Devido à falta de evidências, as autoridades de saúde dos Estados Unidos apostam em um alto nível de vacinação para moderar o número de casos graves de cobiça. Assim, os números da vacinação têm sido elevados ao longo da semana./AFP 

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Wednesday, December 22, 2021

Pix já equivale a mais de 80% do número de transações com cartões - Valor Econômico

As transações por meio do Pix já equivaliam, no terceiro trimestre deste ano, a mais de 80% dos pagamentos feitos tanto por meio de cartão de débito quanto de cartão de crédito, segundo os dados mais recentes do Banco Central (BC), levantados pelo Valor.

Nos três meses encerrados em setembro, foram realizadas aproximadamente 2,9 bilhões de transações com Pix. Durante o mesmo período, houve 3,3 bilhões de transações no cartão de crédito e 3,5 bilhões no cartão de débito.

Há que se fazer uma ressalva porque os dados do Pix envolvem tanto transferências entre pessoas - que são a maioria das operações - quanto pagamentos, enquanto nos cartões os dados se referem só a pagamentos. No entanto, a comparação tem sido apresentada por diretores do BC em eventos públicos como forma de dimensionar o rápido crescimento do meio instantâneo. Para efeito de comparação, as transações via Ted no terceiro trimestre de 2021 somaram 298 milhões, pouco mais de 10% do total registrado no Pix. DOC e outros tipos de transações ficaram em 84,2 milhões no período.

Desde que o sistema de pagamentos instantâneos foi lançado, em novembro de 2020, as transações via Pix vêm se aproximando do uso de cartões. Nos três últimos meses do ano passado, elas representavam 6,1% e 5,1% das transações via crédito e débito. No terceiro trimestre deste ano, estavam em 86,8% e 82,2%, respectivamente.

Sócio fundador da consultoria JL Rodrigues, especializada em regulação do sistema financeiro nacional, José Luiz Rodrigues destaca que o Pix “é muito barato e eficiente”, o que explica a rápida expansão. Para pessoas físicas, o meio é isento de tarifas. “Mas o cartão de crédito, por exemplo, tem o ‘cashback’, a milhagem. São algumas vantagens que o Pix não possui”, afirma.

O BC anunciou ontem que o Pix atingiu na segunda-feira o recorde de transações diárias, com pouco mais de 51,9 milhões de transferências ou pagamentos.

Apesar do rápido crescimento, houve também ao longo do ano problemas de segurança ligados ao meio de pagamentos instantâneos, como transferências realizadas a partir de golpes e sequestros relâmpago. O aumento desses casos levou o BC a realizar mudanças no sistema. A principal delas foi a permissão para que o usuário estabeleça um limite em reais das transações que pode realizar durante a noite.

Mesmo implantando as alterações, a autoridade monetária argumentou que os problemas não são ligados à segurança interna do Pix e podem acontecer com outros meios de pagamentos.

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Tuesday, December 21, 2021

Embraer (EMBR3): Eve firma acordo para combinar negócios com Zanite e será listada em NY; ação salta 15% - InfoMoney

Após anunciar em junho o início das negociações, a Embraer (EMBR3) anunciou nesta terça-feira (21) que suas subsidiárias Eve e a Embraer Aircraft Holding (EAH) celebraram acordo de combinação de negócios com a Zanite Acquisition, uma companhia de capital aberto nos Estados Unidos, com propósito específico para a aquisição de negócios (SPAC, na sigla em inglês).

A combinação será concretizada por meio de uma permuta de units da Eve, que são detidas pela EAH, por ações ordinárias da Zanite. Após consumada a permuta, a Zanite deterá 100% das ações da Eve e a Zanite mudará sua denominação para EVE Holding.

No contexto da combinação, a companhia também celebrou contratos para fornecimento de produtos, matérias-primas e serviços para a Eve, já vigentes, e que terão continuidade após a implementação da combinação.

Após a notícia, os ADRs ERJ da Embraer (na prática, os papéis negociados pela companhia na NYSE), já subiam cerca de 14% durante a manhã no pré-market da Bolsa de Nova York; às 9h49 (horário de Brasília), os ganhos eram de 14,32%, a US$ 15,89. Já às 10h21 (horário de Brasília), na B3, os papéis EMBR3 subiam forte, com ganhos de 14,97%, a R$ 22,89.

Com o fechamento da combinação, a EAH passará a deter 237,5 milhões de ações ordinárias da Nova Eve, representativas de aproximadamente 82% do total de ações ordinárias da Nova Eve. A EAH receberá 220 milhões de ações ordinárias em permuta por units da Eve e 17,5 milhões de ações contra contribuição pela EAH de US$ 175 milhões em dinheiro.

As demais ações ordinárias serão detidas pelos acionistas de mercado da Zanite, pelo patrocinador (sponsor) da Zanite e certos investidores que celebrem contratos de subscrição para adquirir ações ordinárias da Zanite no fechamento da combinação.

A Embraer também celebrou acordos com alguns investidores estratégicos para proteger estes investidores com relação a variações de até US$ 30 milhões do valor de seus compromissos de investimento, mediante a outorga de créditos para a compra de peças ou o pagamento em caixa pela transferência de ações da Nova Eve para a Embraer.

A Nova Eve será listada na New York Stock Exchange (NYSE) e deverá publicar relatórios e informações financeiras sobre suas atividades de acordo com a regulamentação da CVM dos Estados Unidos da América (SEC).

Por fim, a Combinação, que foi aprovada por unanimidade pelos Conselhos de Administração da Zanite e da companhia, deve ser concluída no segundo trimestre de 2022, sujeito à obtenção de aprovação por órgãos reguladores.

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A Eve é a empresa de mobilidade aérea urbana criada pela Embraer e estabelecida como uma empresa independente em outubro de 2020. Os recursos da transação serão usados para expandir o desenvolvimento e a comercialização da
solução de mobilidade aérea urbana da Eve, contemplando design e produção de eVTOL, serviço e suporte, operações de frota e gestão de tráfego aéreo urbano.

O fluxo de pedidos está estimado em aproximadamente US$ 5,2 bilhões, informou a Embraer, composto de 1.735 pedidos de veículos, por meio de cartas de intenção não vinculantes de 17 clientes, incluindo operadores de asa fixa e helicópteros, locadores de aeronaves e parceiros de plataforma de transporte compartilhado.

O valor implícito pro forma da empresa é de aproximadamente US$ 2,4 bilhões e o valor patrimonial pro forma é de aproximadamente US$ 2,9 bilhões.

Em breve análise, o Bradesco BBI diz que a transação pode materializar US$ 13,00 por ADR ERJ ou R$ 18,70 por ativo EMBR3. O banco também diz que a transação de M&A ficou 20% acima do valor do artigo de junho de 2021 da Bloomberg, que atribuiu uma avaliação de cerca US$ 2 bilhões para Eve (sendo efetivado em US$ 2,4 bilhões).

De acordo com as estimativas, se ajustado o valor da empresa sobre o lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EV/Ebitda) esperado para 2022 atual da Embraer de 7,1 vezes para esta participação na Eve, a ação está realmente sendo negociada a uma atraente avaliação de 2,3 vezes.

O banco mantém avaliação outperform para o ADR ERJ, com preço-alvo de US$ 26,00.

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Quer virar patrão em 2022? Veja 12 franquias de R$ 10 mil a R$ 150 mil - UOL Economia

Ano novo, vida nova. Se você pretende ter o seu próprio negócio em 2022, investir em franquias pode ser uma opção. O UOL selecionou 12 fra...