A gigante americana de private equity KKR fez uma oferta de 10,8 bilhões de euros (US$ 12,2 bilhões) para comprar a Telecom Italia, dona da TIM Brasil - um movimento que provavelmente encontrará oposição de seu maior acionista, a Vivendi.
A oferta preliminar em dinheiro da KKR, de 50,5 centavos de euro por ação, é "não vinculativa e indicativa", informou o conselho da Telecom Italia em comunicado após se reunir para avaliar a abordagem. O valor representa um prêmio de 46% em relação ao preço de fechamento das ações da companhia na sexta-feira.
A oferta da firma de private equity, caracterizada como amigável, pode ser apenas o começo de uma luta para controlar a Telecom Italia e o ativo mais precioso do ex-monopólio italiano: a rede fixa. Separadamente, dois outros fundos de private equity, Advent International Corp. e CVC Capital Partners, disseram que estão abertos para trabalhar com todas as partes interessadas para identificar como ajudar a Telecom Italia.
As ações da Telecom Italia caíram cerca de 50% nos últimos cinco anos. A empresa tinha uma dívida líquida de mais de 22 bilhões de euros no final de setembro.
O Conselho de Administração da Telecom Italia informa ter recebido a oferta e afirma que ela estaria condicionada a um nível mínimo de aceitação de 51% das ações.
"A Indicação de Interesse foi qualificada pela KKR como 'amigável' e visa obter a aprovação dos diretores da TIM e o apoio da administração da empresa. Por enquanto, está condicionado - entre outros - a uma due diligence de confirmação de quatro semanasa, bem como à liberação pelas principais partes interessadas do governo (a Telecom Italia está sujeita aos poderes especiais do governo, chamados de Golden Power)", diz o comunicado da empresa italiana.
Americana KKR faz oferta para comprar Telecom Italia - Valor Econômico
Read More
No comments:
Post a Comment