Propaganda enganosa, atraso na entrega e surpresa (negativa!) com os preços. A Black Friday deste ano está colecionando reclamações. O site de queixas de consumidores Reclame AQUI contabiliza um volume de reclamações 20% maior em relação ao mesmo período de 2020. Em BH, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) orienta clientes e se prepara para receber denúncias ao longo da semana.
“Normalmente os consumidores vão registrar reclamação a partir da semana seguinte”, explica Marcelo Barbosa, coordenador do Procon Assembleia. Por lá, todo registro é feito com agendamento. Nesta época do ano, o órgão recebe duas principais contestações, observa Marcelo: “A não-entrega no prazo combinado acontece com recorrência. Aí a gente tem que averiguar se trata-se de golpe.”
Nesses casos, o coordenador do Procon explica que o Código do Consumidor garante o direito do comprador. “A primeira hipótese é notificar a loja para que cumpra a oferta. Ou o consumidor desiste e pega o dinheiro de volta. Além disso, pode negociar um crédito com a loja. São escolhas do consumidor e não da loja”, disse, preocupado com as reclamações mais recentes: “o que tem aumentado ao longo dos anos são os sites falsos, por isso o consumidor tem que tomar as devidas precauções.”
Reclamações aumentaram
O monitoramento do Reclame AQUI na Black Friday mostra que, das 12h de quarta-feira (24/11) até as 12h desta sexta-feira (26/11), os consumidores fizeram 6.966 reclamações no site. Os números são a nível nacional, já que o site não tem registro regional e grande parte das queixas são do e-commerce.
De acordo com o Reclame AQUI, os principais problemas registrados nesta Black Friday são:
- Atraso na entrega
- Propaganda enganosa
- Estorno do valor pago
- Problemas de finalização da compra
- Produto errado
Os produtos mais reclamados são:
- Smartphone
- Serviço de entrega
- Tênis
- Cartão de crédito
- Livros
O diretor de marketing (CMO) do Reclame AQUI, Felipe Paniago, chama a atenção dos consumidores na hora da compra: pesquisar a reputação das empresas antes de comprar. “Empresas com boas reputações dão mais segurança e confiança ao consumidor, já que estão melhor preparadas para atendê-los em caso de algum problema na venda”.
Mudança no consumo
Com relação a produtos, ainda segundo o Reclame AQUI, esta Black Friday não repetiu a edição passada, quando móveis e artigos mais pesados para casa estiveram na mira.
Em 2021, os consumidores têm buscado roupas de cama, mesa e banho – como travesseiros, edredons, toalhas – e baldinhos de gelo.
E com esse perfil de menor volume, os itens escolhidos pelos consumidores são de fácil entrega, como vem sendo trabalhado pelas lojas online.
O alto volume na procura e consequente compra acaba gerando atraso na entrega, problema que se mantém no topo dos problemas da Black Friday 2021.
Black fraude? Reclamações aumentaram 20% em relação ao ano passado - Estado de Minas
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